Tenho medo... As mais bizarras fobias


Acho que vais concordar comigo quando digo que, todos nós sofremos de pelo menos uma fobia. Mas, o que provavelmente não sabes é que existem pessoas que vivem aterrorizadas com os seus medos e que isso as impede de ter uma vida normal. As fobias que irás ler ao longo deste texto são consideradas as mais improváveis e estranhas de sempre e que, afligem na muitas pessoas do mundo moderno. Seria interessante saber se sofres de alguma destas fobias. Se sim, não te esqueças de comentar e partilhar a tua opinião/pensamentos com o resto de nós.

    1.  A primeira fobia trata-se de uma que envolve o medo de atravessar a rua e chama-se Agyrophobics. Este medo envolve auto-estradas, passadeiras ou algo parecido. Como deves imaginar, uma pessoa que sofra desta fobia dificilmente viverá confortavelmente numa sociedade (principalmente na cidade). A palavra tem origem Grega e signifca evitar ou passar a volta. Esta fobia envolve muitas categorias sendo uma delas o medo de ruas ou de a atravessar, sem ter em atenção os sinais.



    2. Mageirocophobia é o medo de cozinhar. Esta é sem dúvida uma fobia bizarra e a palavra tem origem do grego "mageirokos" que significa "pessoa com grandes qualidades culinárias". Este medo pode levar a problemas bastantes graves como por exemplo habitos alimentares desagradáveis ou impróprios, principalmente se a pessoa viver sozinha. Normalmente as pessoas que sofrem deste problema, sentem-se intimidadas pelas pessoas que sabem cozinhar e provavelmente é isso que desencadeia esse medo a grande parte das pessoas.
    3. Pediophobia, medo de bonecas. Este medo é irracional e significa que as pessoas que sofrem deste problema têm medo de TODOS os bonecas. Não apenas daqueles assustadores.





    4. Deipnophobia é o medo de ter conversas durante o jantar. Todos sabemos que as conversas durante o jantar podem ser bastante constrangedoras mas para muito de nós, isos não é problema e normalmente ultrupassamos esse fato com algumas novidades. Mas, para algumas pessoas, o medo de iniciar ou fazer parte de uma conversa durante o jantar é tão grande que elas chegam mesmo a evita-las durante esse periodo de tempo. É possivel que as regras e as formalidades da vida moderna estejam por detrás desta fobia visto que, antigamente existiam regras rígidas que ajudavam as pessoas a lidar melhor com esta situação.
    5. Eisoptrophobia é o medo de espelhos. Mais concretamente, envolve o medo de estarmos em contacto, através de um espelho, com um espírito. Este medo é provavelmente resultante da ansiedade e, apesar de conscientes de que esse medo é irracional, as pessoas não o conseguem evitar. Este medo está associado a algumas superstições como por exemplo: o fato de partir o espelho causar azar ou, olhar no espelho pode colocar-nos em contato com um espírito sobrenatural de outro mundo.
    6. Demonophobia é o medo de demónios. As pessoas que sofrem desta fobia acreditam na existência de demónios que vagueiam entre nós, livremente, e que tentam magoar-nos. Estas pessoas têm consciência que o seu medo é irracional e excessivo no entanto, quando discutem sobre o tema ou passeiam a noite pelas ruas ou pela casa ou até mesmo quando veêm um filme sobre demónios, ficam demasiado ansiosas e nervosas.
    7. Cathisophobia é o medo de se sentar. As pessoas que sofrem desta fobia normalmente foram vítimas de um caso horrível de hemorróidas  ou devido um caso ainda mais grave como por exemplo um abuso qualquer relacionado com o sentar em cima de um objeto afiado e doloroso. Por vezes, esse medo é causado durante o periodo em que a pessoa frequentava a escola em que o sentar fazia parte de um castigo ou pode ser um sinal para uma outra fobia como por exemplo, medo de estar sentado em frente de uma outra pessoa. Este medo tem características próprias como ansiedade, transpiração e respiração acelerada ou breve.

Etiquetas: