Pitbull e a sua reputação de cão perigoso

 
Aposto que vais concordar comigo quando digo que, nenhum cão nasce perigoso e com sede de sangue. O Pit Bull é o exemplo perfeito disso. Um cão conhecido pelos seus ataques mortífiros e, é considerado em certas áreas do mundo como sendo um cão perigoso para a sociedade. No entanto, tal como todos os outros cães, o pit bull foi criado para ser amigável com as pessoas.

Por todo o mundo somos bombardeados com notícias sobre ataques de pit bulls, mordeduras ou outra situação semelhante. Mas nem sempre foi assim, este cão teve um passado bastante alegre. São conhecidos pela sua grande qualidade de luta e têm uma força brutal em relação a outras raças de cães.
É realmente triste o que se está a passar com estes cães e a forma como estão a ser explorados. Geralmente, por pura maldade e crueldade humana, os pitbulls são usados em lutas de cães (crime organizado!) em casas abandonadas. Ainda assim, existem profissionais que organizam lutas controladas.

Estas lutas funcionam como os combates que vemos na televisão entre duas pessoas. Há um árbitro, os lutadores e os treinadores. Os donos lançam os seus cães um contra o outro mas antes disso "atiçam-nos" para que estes sintam ainda mais raiva e vontade de morder e eventualmente matar o adversário. Mas, na verdade os donos não deixam os cães lutarem até a morte, normalmente, separam-nos quando a coisa se complica e obrigam-nos a começar tudo de novo. É impossível imaginar a dor a que submetem estes cães. Os pitbulls ao contrário de outros cães, foram treinados para ignorarem a dor e continuar a lutar, mesmo que tenham ossos partidos.


No passado este cão foi conhecido por ser um grande animal, ótimo para famílias, crianças e adultos. Hoje em dia o receio é tanto que muitos temem sequer aproximar-se deles e com uma certa razão. Com a reputação que adquiriram...

Antes um símbolo para certas nações e um animal adorado por todos, agora um animal temido pela sociedade. Isto aconteceu nos anos 70 e 80 quando os gangs se aperceberam das qualidades de lutas dos pit bulls. Com o passar do tempo e com todo o abuso, este adorável cão deixou de ser amigável e passou a ser mau. Os cães passaram a acasalar sem controle profissional fazendo assim com que "bons e maus" genes se misturassem e cães agressivos nascessem. A fama espalhou-se e o pitbull passou a ser conhecido com um cão maldoso.
Existem várias notícias que mostram o lado bom e mau destes cães e que explicam de uma forma bastante detalhada tudo aquilo que aqui te estou a contar.
Hoje em dia os pitbulls são conhecidos em muitos países como uma raça proibida e com a fama que adquiriram parece impossível que recuperem a reputação que outrora tiveram.

Etiquetas: