O que aconteceu ao corpo de Ludwig van Beethoven?

Ludwig Van Beethoven é conhecido pelas grandes maravilhas musicais que nos deixou. Apesar do seu talento tremendo, acabou por viver uma vida bastante difícil que acabou eventualmente por terminar com a sua morte misteriosa em 1827. Foi diagnosticado com pneumonia e sofreu uma série de sintomas estranhos incluindo barriga inchada e figado seco. Pedaços do seu corpo foram espalhados por todo o mundo,  graças a caçadores de recordações e médicos.

Durante a autópsia de Beethoven, o cirurgião responsável rompeu e picou o seu crânio, espalhando assim vários fragmentos de ossos. Quando terminou, o crãnio parecia um puzzle com imensas peças dispersas e desaparecidas. O cirurgião retirou também ossículos na esperança que as pessoas descobrissem os mistérios da surdez de Beethoven. Claro, os ossos acabaram todos por desaparecer.

Em 1990, surgiram pedaços de ossos do músico. Os ossos foram encontrados por Paul Kauffman e se encontravam numa caixa com a etiqueta "Beethoven".  Dentro dela estava um pedaço do crânio do músico. Paul descobriu que o seu tio-avô foi um grande médico e que teve em sua posse o corpo de Beethoven, em 1863, e que foi ele ,possivelmente, quem abriu e mexeu no crânio de Beethoven.

Paul pediu ajuda a alguém da Universidade de San Jose e depois de um teste de ADN, os cientista confirmaram a raridade que Paul tinha em suas mãos.

Após a morte de Beethoven, um jovem compositor chamado Ferdinand Miller cortou um pedaço do cabelo do seu heroi. Em 1883, Ferdinand passou o pedaço de cabelo ao seu filho que eventualmente acabou por desaparecer até 1943, altura em que um médico dinarmaquês chamado Kay Fremming o encontrou. Acredita-se que o cabelo foi dado a ele por um refugiado judeu como forma de pagamento por o ter salvado de um campo de refugiados Nazi. Finalmente, o cabelo foi levado para Londres, onde o Dr. Alfredo Guevara o comprou pelo valor de 7,300$ e mais tarde o doou ao Centro de Beethoven em San Jose

Etiquetas: