Introvertido vs Tímido - Quais as diferenças ?

 
Para quem conhece bem o significado destas duas palavras, deves saber que ambas significam o mesmo. Mas claro, têm nomes diferentes por alguma razão e eu irei dizer-te algumas dessas razões.

Ambas são tipos de personalidades só que, enquanto que introvertido significa alguém solitário, que gosta de passar algum tempo a sós a ler, escrever ou a reflectir, uma pessoa tímida é alguém que tem problemas em lidar com outras pessoas em diversas situações. Pessoas tímidas normalmente têm dificuldades em falar ou conhecer  novas pessoas e normalmente se sentem desconfortáveis em diversas situações do dia-a-dia.

Todos nós conhecemos alguém assim. Quantas vezes não fomos a um determinado local e um dos nossos amigos se decidiu isolar dos restantes ou simplesmente não quis falar muito com as pessoas desconhecidas ao redor. A verdade é que com amigos, conseguimos lidar melhor com a situação do que com desconhecidos

Aparentemente, pessoas introvertidas ou tímidas são iguais em termos de comportamento e normalmente uma pessoa tímida custuma ser também introvertida. Pessoas caladas, que apreciam o seu tempo a sós e evitam ao máximo interagir com os demais ou criar novos laços. Isto tudo do meu ponto de vista, como pessoa extrovertida que sou.

Uma pessoa introvertida não procura criar novos laços ou se comunicar com as pessoas. Para essas pessoas, isso é demasiado exaustivo e portanto é indespensável. Estudos psicológicos indicam que o cérebro de uma pessoa introvertida regista o mundo a sua volta de diversas formas diferentes. Foi descoberto que durante o processo de conhecimento de novas pessoas, o cérebro introvertido não emite atividade elétrica. Comparado quando eles estão em contato com objetos inanimado. Isso mostra que existe uma razão biológica para as pessoas introvertidas não procurarem interações sociais. Não há qualquer estimulação para que isso ocorra...

A introversão é um traço de personalidade e um estado biológico de uma pessoa e não é uma doença. É apenas uma maneira de ser e as pessoas que lidam com isso de certeza que devem estar bem assim e devem agradecer por serem tão calmas.

Uma pessoa tímia possuí um estado mais severo e por isso, pode ser considerado por médicos, um problema de saúde gravíssimo. Todos nós temos momentos tímidos na nossa vida mas, existe vários níveis de timidez. Em casos extremos, as pessoas que sofram com isso encontram-se em situações desesperadas como por exemplo, não conseguirem pedir ajuda a um estranho para algo ou sentir uma certa angústia antes de abordar uma pessoa para uma conversa.

Enquanto que uma pessoa introvertida é capaz de preferir ficar sozinho na sua casa a reflectir sobre a sua vida ou a ler um livro, uma pessoa que sofra de timidez grave vê a sua estadia em casa não como uma opção mas sim como uma obrigação visto que, não tem como lidar com o mundo lá fora. No entanto, eles preferiam estar lá fora com os seus amigos, familiares ou parceiros.

Eu conheço algumas pessoas assim e a verdade é que, as pessoas introvertidas e tímidas são realmente pessoas diferentes. Enquanto que as introvertidas são ótimas para conversar e receber conselhos, com uma pessoa tímida vemo-nos mais aflitos ao tentar manter uma conexão com ela, ganhar a sua confiança e fazer com que se solte e converse abertamente conosco. A maior parte das vezes parecem estar desconfortáveis e desesperadas para fugirem para a sua zona de conforto. Corrijam-me se estiver errado por favor.

Uma pessoa introvertida não se importa em ser abordado por outra pessoa e conversarem. Uma pessoa tímida, bem, é totalmente diferente pois normalmente estas pessoas não são grandes conversadores. A diferença está no modo como ambas se sentem sobre a sua vida social, sobre o seu desejo por afeto ou companheirismo.
Um introvertido não tem preocupações em estar sozinho. Aliás, como viste lá em cima, isso é algo que eles apreciam bastante. Já uma pessoa tímida, normalmente vive com o desejo profundo de ter uma grande variedade de amigos mas infelizmente, a sua personalidade não permite que esse tipo de ligação aconteça.

Etiquetas: